quinta-feira, 5 de agosto de 2010

TA FALTANDO O BRASIL

Terça-feira, 03 de Agosto de 2010
CASAMENTO GAY
Projeto de casamento
Senadores de oposição ao governo do presidente Piñera apresentam projeto de casamento entre iguais no Chile
por Redação MundoMais

ReproduçãoProtesto no Dia dos Namorados do Movimento Unificado de Minorias Sexuais do Chile, realizado em frente ao Congresso

CHILE – Os senadores Fulvio Rossi, Guido Girardi eAlejandro Navarro, da base da oposição do presidente do Chile Sebastián Piñera, apresentaram ao Congresso, nesta terça-feira, 03, o projeto que altera o artigo 102 do Código Civil, que diz que o casamento só é possível entre um homem e uma mulher. Assim, permite-se o casamento homoafetivo.

"Estamos animados em começar um caminho, o mesmo caminho iniciado quando terminamos com a diferença entre filhos naturais e filhos legítimos, de modo que hoje o que estamos fazendo é aprofundar a democracia", disse o senador Fulvio Rossi.

A iniciativa dos três senadores gerou uma crise no legislativo chileno na base do bloco opositor de centro-esquerdaConcertación. O governo de direita do presidente Piñera se comprometeu durante a campanha presidencial a apoiar a aprovação da lei que tipifica a homofobia como crime no país, assim como o PLC-122/06 aqui no Brasil.

Demorou – Além disso, Piñera declarou apoiar a união de pessoas do mesmo sexo no que diz respeito à herança e aos benefícios de saúde, mas não o casamento. Ficou apenas no discurso. Isso porque a maioria do partido de direita do presidente é contrária à lei da união civil homoafetiva. A direita é maioria no Congresso e a esquerda é controlada pela oposição de centro-esquerda. Por conta disso, o impasse no legislativo chileno. O grupo militante Movimento de Integração e Libertação Homossexual comemorou a iniciativa dos senadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário